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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

puma




A PUMA é uma metodologia de desenvolvimento ágil criada por uma dupla de universitárias, Daiane Rodrigues (eu mesma) e Mayara Leal, em novembro de 2010 no Instituto Federal do Piauí/Campus Floriano. A criação da metodologia foi requerida pela disciplina de Engenharia de Software e apartir disso as mentoras decidiram compartilha-la com outros desenvolvedores que se interessarem pelo esquema apresentado e possam utiliza-lo em suas implementações e desenvolvimento de projetos.

O nome PUMA teve origem em homenagem ao animal "Puma" (Puma concolor), é um animal ágil, arisco e dotado de excelente visão e audição.

A PUMA é uma metodologia com foco na entrega do produto no menor tempo possível, com menores custos e redução significativa na perda de informações tanto da comunicação com o cliente quanto do desenvolvimento do produto.

É uma metodologia baseada nas metodologias ágeis: XP e Scrum.

Seus valores são:

Simplicidade
Comunicação
Determinação
Planejamento
Organização


Papéis:


Manager - Gerente de projeto
Sênior - Representante dos desenvolvedores
Desenvolvedores


Manager:


Responsável pela comunicação com o cliente, análise e documentação do projeto;
Possui contato direto com o cliente e o sênior.


Sênior:


Responsável por gravar a conversa com o cliente e pelos testes;
Contato direto com os desenvolvedores;
Entende bastante de desenvolvimento.


Desenvolvedores:


Responsáveis pela implementação;
Trabalham em duplas;
A dupla se encarrega de fazer os testes simples durante a codificação.

1ª Reunião:

A visão G, ou primeira reunião é usada para definir os requisitos do projeto, onde o cliente listará as principais funções do sistema;

Nela participam o cliente, o manager e o sênior.

Duração média em torno de 00:30min a 01:30h.


2ª Reunião:


Na Repasse, são expostas as funcionalidades para os desenvolvedores;

A equipe faz uma estimativa de tempo para o desenvolvimento e a definição de preços.

Duração: 01:00h a 03:00h.


3ª Reunião:


Na check-up, ou 3ª reunião, é feita a coleta das prioridades;
O gerente apresenta os valores de custo e o tempo estimado pela equipe;
No final o sênior realiza perguntas específicas a respeito das funcionalidades prioritárias.


Reuniões diárias:


As reuniões diárias ocorrem apenas no final do dia onde a equipe verifica o que foi produzido no dia corrente e delimita os objetivos do dia seguinte;

Conduzida pelo Sênior;

Duração: 00:15min - 00:30min.

Implementação:


A dupla trabalha junta durante o projeto. Os integrantes escolhem seu par, porém não pode ser escolhido o mesmo parceiro de um projeto anterior.


Cada dupla desenvolverá uma etapa da funcionalidade.
Equipe: 4 a 10 pessoas
(Ex: Uma faz o design, outra a parte de código, outra as regras de negócio se existirem).


Processo:

As funcionalidades listadas são definidas como Processos, e tem duração variando de acordo com o grau de complexidade da função, podendo variar de 15 a 30 dias.


Uso de planilha com prioridades definidas por cores.

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