vamos clickar rapazida !!!!

sábado, 22 de setembro de 2012

Os golfinhos

Os golfinhos são mamíferos aquáticos que vivem em quase todos os mares do planeta. Tal como todos os mamíferos, necessitam de manter a temperatura do seu corpo, e para isso têm uma camada de gordura debaixo da sua pele.
Existem 32 espécies de golfinhos, entre elas destacamos o golfinho comum, o golfinho-riscado, e a orca. O seu corpo é largo, como uma barbatana dorsal e duas laterais que mudam de forma e tamanho segundo a espécie. Estas barbatanas servem para controlar a direcção do nado e também para girar.
O mesmo acontece com o focinho, dependendo da espécie este terá uma forma mais comprida ou mais redonda. Também têm uma cauda alisada horizontalmente que utilizam para moverem-se e as vezes para ficarem de pé sobre a superfície do mar.
Os seus dentes têm uma forma cónica e são utilizados para prender e desfazer os alimentos. Os golfinhos não têm nariz. Invés disso, têm um orifício com forma de meia-lua na parte superior da cabeça que se chama respiradouro.
Os golfinhos
Este respiradouro se fecha cada vez que submerge para que não entre água nos pulmões.
Quando vão à superfície, o respiradouro se abre apara expulsar o ar sujo dos pulmões, formando uma nuvem de vapor chamada bufo.
Tem os olhos pequenos, mas como tem uma boa visão ele pode localizar objectos tanto fora como dentro de água Uma característica dos golfinhos é a velocidade com que nadam, pois pode chegar a ser 45 km/h. Também podem ir mais fundo até aos 300 metros e aguentar submergidos durante quase 25 minutos antes de sair para respirar.
Outra característica curiosa dos golfinhos é que nunca dormem, o que fazem para descansar é diminuir a sua actividade, flutuando e deixando o seu respiradouro fora de água. Este estado tem o nome letargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário