vamos clickar rapazida !!!!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

As leoas


Seguramente que já ouviste a frase: “as mães defendem os seus filhos como leoas”. É que esse comportamento protector é muito característico destes felinos.
Assim como o leão é o símbolo do sol, da força e da coragem e é conhecido com o rei da selva, as leoas são o símbolo das deusas de Creta, Frígia, Síria, Mecenas, Trácia, Lícia e Esparta. Na Índia e no Tibete são o símbolo da terra e da maternidade. As leoas representam a força, a vigilância e o instinto protector.
A sua principal característica física para diferenciar dos machos é que não têm qualquer juba. Geralmente têm crias duas vezes por ano. As suas ninhadas têm em média entre duas a quatro crias e o período de gestação dura cerca de 100 dias.
Todas as crias da manada são criadas juntas. As leoas deixam que as crias de outras se alimentem delas até aos três meses, que começam a comer carne. As crias não são consideradas adultas até aos três a quatro anos de idade.
As leoas estão encarregues de trazer o alimento à manada e portanto, de caçar. Enquanto elas caçam, deixam as suas crias com as leoas mais jovens. Normalmente são duas leoas que se aproximam a um animal, enquanto as outras se escondem e esperam pelo momento para atacar. Em caso do animal escapar ao primeiro ataque, são elas que passam à acção.
Os estudos realizados demonstram que as leoas conseguem um caça com êxito em uma em cada quatro oportunidades. Os machos esperam que as leoas terminem a caça para dar-lhes de comer primeiro.
Quando as fêmeas tenham criado as suas crias, normalmente podem continuar na manada, a não ser que haja muitas fêmeas e não haja sítio para ficarem. As que são banidas de uma manada não serão mais admitidas por outra manada. A única possibilidade é se forem mais do que uma, unem-se e criam a sua própria manada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário